Programação:
Quarta Revolução Industrial? Futurismo? Tecnologias Disruptivas?
No nosso terceiro encontro falaremos mais especificamente sobre os novos recursos da tecnologia, mas não só sobre eles, como também, faremos o link com o humano. Será que hoje nós estamos cuidando da nossa Privacidade como deveríamos? Quais são as janelas e cofres que estamos apostando mostrar ou guardar a nossa identidade?
Um pensamento novo emerge: descentralizado, sistêmico, coletivo e seguro. Esse é o mindset necessário para conseguirmos entender como a I.A junto com a Big DATA e o Blockchain pode (e já está) controlando o nossos padrões de comportamento. Está na hora de falarmos sobre isso.
– Facilitadores convidados: Lucas Dieter, cofundador da Decodifica School, criador da SaveTheData – um projeto ‘Data for Good’ focado em impacto social através da ciência de dados, e membro da comunidade Global Shapers. É formado em Marketing (PUCPR), pós-graduando em Economia Comportamental (ESPM-SP) e já realizou projetos de consultoria em branding e novas tecnologias para mais de 20 empresas do Brasil. Também produtor de conteúdo e palestrante sobre dados, transformação digital, novas economias e futurismo.
Fernando Granato, cofundador da Quíron Educação e Decodifica School, e membro da rede Global Shapers, Fernando conta com mais de 8 anos de experiência como educador nas áreas de empreendedorismo, sustentabilidade e inovação, já tendo ministrado cursos no Brasil, Rússia, Argentina e Colômbia. Formado em Engenharia Elétrica (UP), possui Mestrado em Psicologia Cognitiva e Aprendizagem pela FLACSO e UA de Madrid e Pós-graduação em Administração de Empresas pela ISAE/FGV. No ano de 2015 Fernando foi um dos representantes brasileiros no Fórum Econômico Mundial (WEF), e em 2013 reconhecido como um dos 25 jovens mais inspiradores do Brasil.
– Modelo do encontro: Aquário, funciona como uma roda de conversa que incentiva a participação ativa dos presentes. Um grande circulo circunscreve um pequeno círculo no centro, este com lugares limitados e com uma única regra de ouro: sempre deverá sobrar um espaço vazio. Assim, sempre que algum participante quiser falar deverá sentar-se no centro da roda, e alguém que já estava no meio deverá sair. Rotacionando a fala e utilizando a inteligência coletiva de uma maneira dinâmica, com escutas e vozes ativas. Participe e venha aprender na prática!
– Data: 30/09/2019
– Local: Shopping Estação, 10º andar, Auditório Bcred
– Horário: 19h30
Vamos falar sobre momentos de frustrações em relação a meditação. Afinal, a meditação é uma prática? Qual a relação dela com o Yoga? Dá para meditar através de aplicativos? Os resultados da meditação são espirituais ou biológicos, científicos ou religiosos? Meditação é uma terapia? Ou uma ferramenta de autoconhecimento?
São inúmeras questões atreladas ao conteúdo que se relaciona com a meditação, queremos descobrir, em conjunto, as soluções que podemos enxergar quando tentamos entender o significado deste “conceito” que chamamos de meditação.
Aprofundaremos o conhecimento no assunto através do acesso à inteligência coletiva, aproveitando-nos de diferentes perspectivas e experiências dos próprios participantes, para descobrir quais são os desafios encontrados ao colocar a meditação na nossa rotina e, assim, conseguir apontar para um caminho inovador, de mais consciência.
– Facilitador convidado: Guilherme Tanaka é fundador do IN.SIGHT e ajuda empresas a buscar novos olhares e criar soluções inovadoras. Engenheiro mecânico formado pela UTFPR, possui formação em Yoga e Meditação pelo Instituto Nanak, estudou empreendedorismo na Arizona State University e co-fundor a produtora audiovisual Ambiência.
– Modelo do encontro: Faremos um check-in inicial. Depois os facilitadores iniciam a roda de conversa com uma fala de até 10 minutos contando um pouco sobre suas experiências e suas visões sobre o tema, depois, abre-se o espaço de fala para os participantes utilizando o bastão da fala. Ao final, um check-out e uma meditação guiada.
– Data: 27/08/2019
– Horário: 19h30m às 21h30m (faremos as boas vindas já às 19h, mas atividades do grupo começará as 19h30).
Você sabe o que é uma Cultura de Círculo? Qual a importância das rodas de conversas e quais as mudanças que elas podem promover no nosso comportamento?
E as redes sociais? Você acorda e já dá aquela olhadinha nas mensagens do Whatsapp? Será que já estamos tão viciados que não conseguimos viver mais sem os aplicativos?
Queremos compartilhar expectativas sobre quais são e serão as consequências do uso da Tecnologia e como as Relações Humanas se integram no mundo digital.
Este será o tema do primeiro encontro do Conversas Brasileiras, um convite para aprofundar o nosso olhar crítico em conjunto. Faça parte deste circuito de conversas, vamos criar um novo futuro juntos!
– Facilitadora convidada: Marina Buschmann – Trabalha com desenho e facilitação de metodologias de ensino e processos colaborativos há mais de 10 anos. Formada em Pedagogia pela UFPR e pós-graduada em Educação Integral Transformadora, sempre buscou referências em metodologias como Filosofia Elos, Design Thinking, Dragon Dreaming, Pedagogia do Círculo, Art of Hosting entre outras para deixar os trabalhos em grupo mais divertidos e efetivos.
– Modelo do encontro: Faremos um check-in com uma respiração inicial. Depois os facilitadores iniciam a roda de conversa com uma fala de até 10 minutos explicando como vai funcionar o encontro e contando um pouco sobre suas experiências sobre o tema, depois, abre-se o espaço de fala para os participantes utilizando um bastão da fala. Ao final, um check-out de colheita de feedbacks.
– Data: 31/07/2019
– Horário: 19h00m às 21h00min.
– Local: Av. Visc. de Guarapuava, 3263, Distrito Spark CWB.
Inscrições:
Os valores para participar dos encontros estão divididos em três categorias:
- Valor mínimo: opção para incentivar a participação de todos os públicos.
- Valor real
- Valor colaborativo: com esta opção, você contribui para o fluxo de prosperidade dos encontros.
Parceiros




